top of page

Terapia cognitivo-comportamental no tratamento de ansiedade

Lidar com a ansiedade é um desafio e não é nada fácil conviver com os sintomas. Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.



Os transtornos de ansiedade são bastante frequentes. Quase 25% da população são afetados por eles. A ansiedade é uma característica comum em todos os humanos e exerce uma função importante, que é proteger o organismo de uma ameaça ou perigo e também motivar a uma ação. Entretanto, quando ela está em níveis descontrolados, o transtorno pode aparecer e o que deveria ser útil para a sobrevivência se torna um grande empecilho.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), é uma das soluções mais adequadas para o tratamento de ansiedade. Essa vertente da psicologia acredita que os transtornos emocionais são decorrentes do modo como interpretamos os eventos da vida. Ela tenta identificar sentimentos e padrões de pensamento, que orientam cada comportamento aflitivo do paciente e modificam as percepções sobre o mundo e a vida.

A partir de técnicas, o profissional especializado em terapia cognitivo-comportamental irá modificar a forma como o paciente enxerga os acontecimentos do cotidiano, fazendo com que ele aceite seus defeitos.

O caminho é mudar a forma como o paciente pensa para que então ele consiga mudar também o seu comportamento, e a forma como enfrenta as situações que possam ser ansiogênicas.

Em geral, as sessões de terapia são acompanhadas de atividades que podem ser feitas em casa, como refletir sobre determinadas ações e buscar reprogramar o pensamento no momento de crises.

A principal função do terapeuta é educar o paciente e fazê-lo entender como aquilo está afetando a sua qualidade de vida e como fazer para agir sobre isso.

Portanto, a terapia cognitiva comportamental para ansiedade é uma excelente ferramenta de tratamento, promovendo mais qualidade de vida por meio da ética, cuidado e respeito. Com sessões estruturadas e técnicas eficientes. O tratamento é indicado para todos os tipos e níveis de transtornos de ansiedade.


Matéria publicada na revista Saúde Maringá - PR

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page